Alguém mais já teve esse tipo de dilema?
Gente, fiquei bem desconfortável depois que vi um amigo usando uma dessas IAs que "tiram a roupa" de pessoas em fotos. Ele mostrou como funciona, usando uma foto aleatória da internet, e o resultado foi assustadoramente real. Isso me deixou pensando: até onde a gente pode ir com esse tipo de tecnologia? Onde traçar a linha entre o aceitável e o completamente antiético? Alguém mais já teve esse tipo de dilema?
5 visualizações
super entendo esse desconforto, e vou te falar... infelizmente, isso tá se tornando cada vez mais comum. O problema é que muitos usam essas ferramentas como se fosse uma simples brincadeira, sem nem parar pra pensar no impacto emocional que isso pode causar na vida de alguém. Tipo, imagina se essa foto fosse sua, da sua irmã ou namorada? Mesmo que a imagem seja gerada por IA, a impressão de “exposição” é real.
Tem um site chamado Undress AI que oferece esse tipo de serviço. Eles dizem que é anônimo, que não armazenam nada, etc., mas, honestamente, quem garante? A ferramenta pode até ter sido criada com fins criativos, tipo para arte digital ou algo assim, mas na prática tá virando arma pra exposição e humilhação. Eu vi um caso numa escola onde usaram isso contra uma colega, e o impacto psicológico foi bem sério.
Na minha opinião, devia ter mais regulamentação, e as pessoas precisam aprender sobre consentimento digital info. O problema não é a IA em si, mas como ela é usada por pessoas que não têm responsabilidade emocional ou noção dos limites. E o pior? Muitos acham engraçado.